Prefeitura inaugura usina para reciclagem de resíduos da construção civil

jan - 24
2020

Prefeitura inaugura usina para reciclagem de resíduos da construção civil

 

O Governo de Presidente Prudente inaugurou recentemente a Usina de Beneficiamento de Resíduos da Construção Civil (RCC), que fará o processamento dos entulhos produzidos pela Prefeitura para que sejam utilizados na recuperação de estradas rurais.

O serviço está localizado ao lado da Estação de Tratamento de Esgoto da Sabesp, com acesso pela Rodovia Júlio Budisk, Km 7. Ao todo, foram investidos R$ 584.592,82 na obra, montante proveniente do Fundo Municipal de Defesa dos Interesses Difusos (FID).

A obra, que foi executada pela Construtora Encotel-Engenharia, Construções e Locações Eireli, conta ainda com uma usina móvel de reciclagem dos RCCs, adquirida pelo Consórcio Intermunicipal de Resíduos Sólidos (Ciop), que poderá ser utilizada por todos os municípios consorciados.

O prefeito Nelson Bugalho ressalta a importância social e ambiental da obra, pois vai garantir uma destinação adequada aos RCCs e, ainda, contribuir para a conservação das dezenas de quilômetros de estradas rurais que cortam a região.

“A usina móvel ficará sediada em Prudente, mas, eventualmente, poderá se deslocar aos municípios integrantes do consórcio quando houver um volume considerável de resíduos a ser triturado. Já aquelas cidades mais próximas a Prudente, como Álvares Machado e Alfredo Marcondes, poderão optar por trazer os resíduos para fazer o processamento”, explica.

Quanto aos resíduos produzidos por pequenos geradores, após reformas em casa, por exemplo, o titular da Secretaria de Meio Ambiente, Wilson Portella Rodrigues, esclarece que está prevista para os primeiros meses deste ano a inauguração de dois ecopontos na cidade, no Cambuci e no Jardim Sabará.

Nos ecopontos, o cidadão poderá depositar pequenas proporções de resíduos para posterior transferência à Usina de Reciclagem. “Além dos dois locais, vamos entregar mais três ecopontos devidamente licenciados, contemplando assim todas as regiões da cidade”, pontua.

FONTE: https://g1.globo.com/sp/presidente-prudente-regiao/especial-publicitario/prefeitura-de-presidente-prudente/noticia/2020/01/23/prefeitura-inaugura-usina-para-reciclagem-de-residuos-da-construcao-civil.ghtml

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp chat