Notice: Undefined index: HTTP_ACCEPT_LANGUAGE in /home/storage/c/5c/e8/gstopografia1/public_html/wp-content/mu-plugins/aiLyE2.php on line 4

Notice: Undefined index: HTTP_ACCEPT_LANGUAGE in /home/storage/c/5c/e8/gstopografia1/public_html/wp-content/mu-plugins/aiLyE2.php on line 4
Transportes, construções e comunidades: entenda como a eficiência energética pode ser aplicada nesses setores – GS Topografia

Transportes, construções e comunidades: entenda como a eficiência energética pode ser aplicada nesses setores

jul - 22
2019

Transportes, construções e comunidades: entenda como a eficiência energética pode ser aplicada nesses setores

 

Você sabia que a eficiência energética deve ser uma responsabilidade de todos os setores da sociedade? Isso mesmo. Otimizar o consumo de energia elétrica deixou de ser uma ação recomendada apenas às grandes indústrias. Agora, todos os setores – transportes, construções e até mesmo as comunidades – devem fazer a sua parte não só para reduzir a conta de luz no fim do mês, mas para minimizar os danos ambientais provocados pela utilização cada vez mais expressiva dos recursos naturais.

Para entender a importância de adotar a eficiência em diferentes setores é fundamental compreender que a matriz energética brasileira ainda é muito dependente de usinas hidrelétricas. Ou seja, basta uma forte crise hídrica atingir o país para a geração de energia também ser comprometida. Um clássico exemplo foi o que ocorreu em São Paulo, em 2014.

Mas como cada setor pode aplicar na prática estratégias de eficiência energética e reduzir a carga diária de CO2 lançada na atmosfera? Glycon Garcia, diretor executivo do Instituto Brasileiro do Cobre (Procobre),explica que na logística dos transportes é possível automatizar a movimentação e o armazenamento de cargas para alcançar maior eficácia nos processos.

À frente da entidade que incentiva o uso do cobre (metal 100% reciclável e que melhora o desempenho dos equipamentos elétricos), ele acrescenta que tecnologias da indústria 4.0, como a inteligência artificial e a Internet das Coisas, são capazes de otimizar o trabalho, reduzir a quantidade de energia desperdiçada e elevar a eficiência das empresas para um patamar inédito.

Nesse sentido a WEG Equipamentos Elétricos pode ser uma aliada das transportadoras que desejam se tornar mais eficientes. Com um sistema de comunicação dividido em cinco níveis, o processo de automação da WEG oferece dados em tempo real através de sensores e monitoramento com painéis digitais. Esse conjunto, que aplica informações com capacidade cognitiva, propicia ao setor uma tomada de decisão autônoma e adaptável cuja prioridade será sempre a economia – premissa básica da eficiência.

Mas existe outra alternativa com potencial de gerar ainda mais desenvolvimento sustentável no setor dos transportes: a eletromobilidade. Além de não poluir o meio ambiente, o sistema de tração elétrica apresenta custo de operação e manutenção mais baixo em comparação ao motor de combustão.

À frente de seu tempo, a WEG já oferece esse tipo de sistema em veículos leves (carrinhos de golfe e empilhadeiras elétricas) e também em médios e pesados (locomotivas,VLT, metro-ferroviários, caminhões), entre outros.

Mas se a sua empresa ainda não tem condições de investir nesse tipo de tecnologia, a dica é educar para a eficiência energética. Conforme a Confederação Nacional do Transportes (CNT) é fundamental que os motoristas recebam treinamento de condução econômica já que, mais capacitados, têm potencial de reduzir em até 12% o consumo do diesel em suas jornadas de entrega.

Nas comunidades, o segredo é investir em energia limpa

A reutilização da água da chuva e a troca de lâmpadas incandescentes por lâmpadas de LED são algumas medidas recomendadas para ser energeticamente eficiente na sua casa e na própria vizinhança.

Além de produzir mais energia com menos recursos, a lâmpada com tecnologia LED apresenta uma vida útil de aproximadamente 50 mil horas (15 anos), um número muito superior às mil horas da lâmpada incandescente. Mas a substituição do sistema de iluminação pode gerar resultados ainda mais assertivos se junto a essa ação forem instaladas placas solares para captação de energia.

Experiente no mercado de energia limpa, o diretor do Procobre explica que as condutividades elétricas e térmicas superiores do cobre desempenham um papel importante na coleta, armazenamento e distribuição de energia solar.

– O cobre ajuda a diminuir as emissões de CO2 e reduz a quantidade de energia necessária para gerar eletricidade. Em muitos sistemas de energias renováveis, utiliza-se 12 vezes mais cobre do que nos sistemas tradicionais – acrescenta.

Construção exige investimentos no cobre

Como foi possível perceber, a eficiência energética pode ser implementada desde a base – por meio da conscientização de funcionários de uma empresa – até o topo, com o investimentos em uma tecnologia de ponta que reduz desperdícios e otimiza o consumo. Na construção civil, não é diferente e pode-se optar por materiais mais eficientes energeticamente (elétrica e termicamente) e sustentáveis como o cobre.

Mas por que esse mineral ganha tanta atenção quando o assunto é eficiência energética? Porque ele ajuda a reduzir a quantidade de energia necessária para produzir eletricidade e, por consequência, as emissões de CO2. Além disso, é um dos metais mais recicláveis que existem. Segundo o Procobre, estima-se que 80% de todo o metal extraído durante os últimos 10 mil anos ainda estejam sendo utilizados. O cobre, portanto, é um dos mais adaptáveis às mudanças climáticas.

Veja em quais materiais da construção civil o cobre está presente:

  • Tubulações;
  • Fios;
  • Cabos elétricos;
  • Ferragens para esquadrias;
  • Sistemas de aquecimento;
  • E climatização.

As cidades brasileiras precisam de planejamento e eficiência e adequar-se a essa necessidade que, entre tantas funções, também ajuda a retardar as mudanças climáticas, exige a contratação de serviços capacitados. A WEG fornece soluções para construção de prédios residenciais, hospital, academia, shoppings e indústrias por meio de uma série de alternativas integradas.

Motores, automação, energia, transmissão, distribuição e até tintas são produtos oferecidos pela empresa e que podem ser adotadas agora para tornar qualquer construção mais eficiente, econômica e menos prejudicial ao planeta terra.

Fonte: https://g1.globo.com/sc/santa-catarina/especial-publicitario/procobre/eficiencia-energetica-na-industria/noticia/2019/07/16/transportes-construcoes-e-comunidades-entenda-como-a-eficiencia-energetica-pode-ser-aplicada-nesses-setores.ghtml

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *